quarta-feira, 15 de julho de 2009

Questões sobre funções endofóricas e exofóricas

Olá galera!
Como prometido, trago a vocês questões da FGV sobre o assunto tratado no post passado. Além da questão que eu havia colocado apenas as opções (que eu não consegui identificar de qual prova foi retirada, pois a questão me foi enviada por e-mail), retirei mais dez de provas anteriores. Vocês perceberão que, salvo pouquíssimas exceções, o assunto é tratado da mesma forma, inclusive com as mesmas construções.
Vamos às questões!


Questões da FGV

1- Na frase “meu sonho é este: conseguir um emprego público”, o pronome “este” tem valor:

(A) Exofórico
(B) Epanafórico
(C) Dêitico
(D) Catafórico
(E) Anafórico

(FGV - BESC – Advogado - 2004)"Mas, enquanto isso, no mercado financeiro, os bancos pensam em como superar um dilema." (L.3-4)
O pronome grifado na frase acima exerce uma função anafórica. Assinale a
alternativa em que isso NÃO ocorra.
(A) Chegamos no dia 23 às 22 horas. Nessa noite, as estrelas pareciam
brilhar mais do que o costume.
(B) Nossas dúvidas residem nisto: não saber equacionar problemas.
(C) Os sistemas de busca estão atualizados. Em tais sistemas, é possível
selecionar o idioma de preferência.
(D) Nada há para julgar. Isso resolve mais facilmente o nosso problema.
(E) Os amantes e os amados vivem em desencontros. Estes vivem, sem
dúvida, mais perdidos que aqueles.

(FGV - BESC – Assistente Adm – 2004)Assinale a alternativa em que o que NÃO desempenhe papel idêntico ao do presente em "...reduziu-se o consumo das famílias, que responde por algo como 60% do PIB total". (L.6-7)

(A) "Como me disse um dirigente de empresa que vende para o mercado
local..." (L.1-2)
(B) "Entretanto, é certo que, em 2004, o desempenho do mercado interno será positivo..." (L.34-35)
(C) "...a taxa-Selic continuará a ser reduzida a partir do patamar de 16,5% a
que chegou no fim do ano passado..." (L.38-40)
(D) "...serão necessários vários anos de crescimento continuado para
recuperarmos o que se perdeu." (L.47-48)
(E) "E isso, por sua vez, depende de uma retomada firme dos investimentos, que ainda não está à vista." (L.48-49)

4- (FGV – Fiscal de Rendas MS - 2006)Nas atuais condições em que exerce a sua hegemonia, a direita "moderada" conseguiu infiltrar seus critérios no discurso da esquerda "moderada". (L.54-56)
A palavra seus no trecho acima tem valor:

(A) anafórico.
(B) anastrófico.
(C) catafórico.
(D) hiperbólico.
(E) paragramático.

5- (FGV – Técnico de TI MS - 2006) No texto I, esta (L.14) tem valor:

Texto: E nos deu tantas coisas mais que até piadas criamos sobre
isso. Todo mundo conhece esta, mas eu a repito, estou amparado pelo Estatuto do Idoso.

(A) anafórico.
(B) catafórico.
(C) dêitico.
(D) epanafórico.
(E) paragráfico.

6- (FGV – Fiscal de Rendas RJ – primeira prova) No trecho “O avanço deste não acarreta necessariamente impacto positivo daquela. (L. 91-92)”
demonstrativos exercem, respectivamente, função:

Parágrafo do texto: Esse raciocínio baseia-se, contudo, numa falsa compara
ção. Primeiramente, porque a alocação de novos recursos nada tem a ver, em princípio, com o impacto tecnológico.
O avanço deste não acarreta necessariamente impacto positivo daquela.

(A) anafórica e catafórica.
(B) catafórica e catafórica.
(C) anafórica e anafórica.
(D) catafórica e anafórica.
(E) dêitica e dêitica.

7- (FGV – Fiscal de Rendas RJ – segunda prova) Com base na frase “No seu entender, é lícito tudo que o beneficia” (L.54-55), analise os itens a seguir:
I- O pronome “seu” tem valor anafórico;
II- O sujeito do verbo “beneficia” é “tudo”;
III- O sujeito do verbo “é” é oracional.

Parágrafo do texto: Essa é a razão que socorre o homo oeconomicus, que pensa em sua conveniência econômica e não
reconhece nenhum dever moral de conduta. No seu entender, é lícito tudo que o beneficia

A- todos os itens estão corretos;
B- somente o item I está correto;
C- somente os itens II e III estão corretos;
D- somente os itens I e II estão corretos;
E- somente os itens I e III estão corretos.

8- (FGV – Ministério da Cultura – Agente Adm – 2006) Desse (L.23) tem valor:

Parágrafo do texto: Lá, alunos ajudaram a criar um centro cultural batizado de "Barracão dos Sonhos", no qual se misturam ritmos afros e
ibéricos. Desse encontro nasceu, por exemplo, a estranha
mistura dos ritmos e bailados flamencos com o samba.
"Resolvi registrar esse convívio e, aos poucos, ia me
embrenhando na favela para conhecer seus personagens."

(A) anafórico.
(B) catafórico.
(C) dêitico.
(D) adverbial.
(E) substantivo.

9- (FGV – Ministério da Cultura – Analista de Sist – 2006) O pronome Esse (L.40) tem, no texto I, valor:

Parte do Texto: O mate gelado corria sem pressa, e os vizinhos,
convidados e imprensa se misturavam para ouvir histórias,
receber a bênção e acompanhar os brevíssimos discursos.
Antes de começar a festa, os vizinhos já tinham tomado conta
da Casa, na alegria deste sinal de vida nova...
Esse exemplo de união pela cidadania deveria mover
muitas vezes o poder público, o empresariado, os artistas e a
comunidade para semear Casas da Leitura pelo Acre como
seringueiras e castanheiras.

(A) díctico.
(B) catafórico.
(C) anafórico.
(D) metafórico.
(E) resumitivo.

10- (FGV - Potigás – Administrador – 2006) A diplomacia é exatamente isto: a arte de usar sinais e palavras para manifestar agrados e desagrados, defender interesses e estabelecer limites, construir respeito recíproco e
negociar parcerias. (L.37-40)
O pronome destacado no trecho acima exerce função:
(A) anafórica.
(B) dêitica.
(C) epanafórica.
(D) catafórica.
(E) díctica.

11- (FGV – TJ MS – 2008) “Mas a co-relação de forças não lhes permite ir mais longe,
e essa paralisia favorece o retorno dos acordos bilaterais ou
regionais. Com isso, falta um projeto mundial coerente em que o
desenvolvimento do comércio seja articulado ao equilíbrio social
e ambiental.” (L.37-41)
Os pronomes grifados no trecho acima têm, respectivamente,
valor:

Trecho anterior ao parágrafo citado:
“Os países mais pobres viram na OMC a possibilidade de se unir contra os mais fortes. Valeram-se disso ao bloquear a negociação em Cancún, paralisada desde a rodada de Doha.”

(A) catafórico e catafórico.
(B) anafórico e anafórico.
(C) dêitico e dêitico.
(D) anafórico e catafórico.
(E) catafórico e anafórico.


Farei alguns comentários sobre essas questões no fim de semana, assim como darei dicas de como resolvê-las ok?!
Caso tenham dúvidas em outras questões, postem-nas nos comentários, pois assim, todos terão acesso à resposta.
Forte abraço!

Diego Garcia (Dimalkav)
dimalkav@yahoo.com.br

7 comentários:

  1. GOSTEI MAIS DEVERIA TER AS RESPOSTAS......

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  2. Seria bom comentarios e/ou as respostas

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  3. Diego,
    Muito obrigada, eu estava perdidinha com essas questões. Relamente, agora ficou fácil! Parabéns!
    Josi

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  4. Realmente gostei muito mas,poderia constar as respostas das questões.
    Visitarei muitas vezes.


    Helena

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  5. keremos o gabarito, por favor ae...

    :D

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  6. Pessoal, o gabarito comentado está no post seguinte: http://diegobgarcia.blogspot.com/2009/07/comentarios-sobre-questoes.html

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  7. Poxa....

    Respondi a todas, mas fiquei em dúvida nas questões 4 e 7. O gabarito, neste momento, me auxiliria, posto que ajudaria a sanar dúvidas importantes.

    De qualquer modo, só tenho a agradecer pelos esclarecimentos e exercícios acerca deste assunto...

    Parabéns pela iniciativa.

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