domingo, 11 de abril de 2010

Gabarito Comentado do Simulado FGV

Pessoal, seguem abaixo os comentários do último simulado.

1- Indique a opção que apresenta uma informação coerente em relação ao texto:

a) Os cidadãos que vêm participando do Cupom Mania já tiveram a oportunidade de ganhar diversos prêmios, inclusive um de um milhão de reais.
b) Para concorrer aos prêmios é necessário não só exigir o cupom fiscal, mas também enviar uma mensagem de texto por celular com os dados pessoais do cidadão.
c) O Emissor de Cupom Fiscal é um equipamento obrigatório que substituiu as antigas máquinas registradoras.
d) O Estado do Rio de Janeiro aposta na educação fiscal, aliada à distribuição de prêmios para incentivar a participação do maior número de cidadãos.
e) A campanha educativa é uma tentativa de conscientizar alunos da cidade do Rio de Janeiro da importância da exigência do cupom fiscal para a fiscalização estadual.

Comentário: Como a questão versa sobre interpretação de partes diversas do texto, vamos checar cada alternativa.

a) O último parágrafo do texto afirma, com um verbo no futuro, que o prêmio sairá neste primeiro semestre de 2010. Portanto, alternativa incorreta.

b) Muito cuidado com verbos restritivos. Essa dica vale para questões de qualquer matéria. Os dados do cupom fiscal devem ser enviados. Não há menção, no texto, aos dados pessoais do cidadão. Alternativa incorreta.

c) O ECF é sim obrigatório, mas apenas para aqueles com receita anual superior a R$ 120.000. Esse assunto pode ser cobrado na prova de Legislação do ICMS. Alternativa incorreta.

d) Correta. A alternativa resume bem o conteúdo do texto.

e) A campanha tem como público-alvo não só os alunos da cidade do RJ (rede municipal), mas de todo o estado. Alternativa incorreta.

 2- Analise a veracidade das seguintes afirmativas:

I- Em “(...) se deparar com cartazes (...)”, a partícula “se” deve ser classificada como pronome relativo, já que faz referência a “alunos”, sujeito do verbo “vão”.
II- Em “(...)para que se percebesse o viés educativo da campanha(...)”, a partícula “se” deve ser classificada como índice de indeterminação do sujeito em virtude deste não estar expresso na frase.
III- Em “(...)equipamento que substituiu as antigas máquinas registradoras (...)”, a eliminação do pronome “que”, desde que, simultaneamente, “substituto das” substitua “substituiu as”, não influenciará na construção sintática da oração.

a) I e II estão corretas
b) I e III estão corretas
c) II e III estão corretas
d) todas estão corretas
e) todas estão incorretas

Comentário: Novamente, vejamos cada afirmativa.

I- Errada demais! Realmente, a partícula –se faz referência a “alunos”, mas é classificada como pronome reflexivo.

II- Também errada. Como o verbo “perceber” é transitivo direto, temos voz passiva sintética ( para não esquecer, lembre que a sintética é quando usa o –se). Logo, o –se é pronome apassivador.
Apenas para complementar, não esqueça que “o viés educativo da campanha” é SUJEITO. Só será objeto na voz ativa ok?!

III- Finalmente, outra errada. Esse tipo de afirmação é mais comum em provas do CESP, mas é sempre bom estar atento à diferença entre alteração semântica e sintática. Perceba que não houve alteração de sentido (semântica), mas deixamos de ter uma oração subordinada adjetiva restritiva.

Portanto, todas as afirmativas estão erradas!

3- Em relação ao terceiro parágrafo,  é possível afirmar que:

a) é caracterizado por um discurso indireto livre, já que o autor utilizou o recurso das aspas para dar voz à presidente da Escola Fazendária.
b) a indicação do discurso da outra personagem não é suficiente para caracterizar discurso direto, pois o autor ainda pode ser percebido no trecho.
c) a falta do travessão não descaracteriza o discurso direto, pois houve a correta substituição deste pelas aspas.
d) é um exemplo de discurso indireto, pois mistura, no mesmo trecho, características de ambos os discursos.
e) a indicação do emissor da mensagem apenas no fim do parágrafo prejudica a compreensão do leitor, causando ambiguidade  e dificuldade de compreensão do trecho.

Comentário: Este é um assunto pouco cobrado, de maneira geral, pelas bancas. A resposta correta é a opção C, já que as aspas podem substituir o travessão na indicação de discurso direto.
Não vejo necessidade de decorar os tipos de discurso. Mais importante é a transição do direto para o indireto (atenção principalmente aos verbos, pronomes e advérbios). De qualquer forma, o assunto é bem intuitivo, pois estamos acostumados a fazer essa transição no cotidiano.

4- Analise as seguintes afirmativas:

I- Em “No primeiro semestre deste ano”, a palavra sublinhada tem função endofórica, atuando como um elemento coesivo.
II- Em “disseminação da aula de cidadania e responsabilidade social”, o termo sublinhado exerce função de complemento nominal.
III- A expressão “até agora”, no quinto parágrafo, funciona como um pressuposto, indicando que o programa continua sendo aplicado.

a) apenas I está correta
b) apenas II está correta
c) apenas III está correta
d) I e III estão corretas
e) II e III estão corretas

Comentário: Coloquei juntos nessa questão, três assuntos muito comuns em provas da FGV, mas que foram deixados de lado na última prova. Como os assuntos foram mantidos no edital, não deixe de estudá-los, pois é possível que correspondam a três questões (ou mais) na prova.

I- Essa alternativa é bem difícil, por cobrar o conhecimento de três conceitos. O primeiro seria saber que endofórica é o gênero do qual fazem parte as funções anafóricas e catafóricas. O segundo seria conhecer a relação de coesão proporcionada pelo uso desse tipo de palavra. Finalmente, e mais importante, seria perceber que o pronome “deste” não exerce função endofórica, pois não se refere a qualquer elemento contido no texto. Na verdade, exerce função de localizar o leitor no tempo ( primeiro semestre de 2010). O correto seria dizer que a função é exofórica ( ou dêitica). Afirmativa incorreta.

II- Temos aqui apenas uma caracterização da aula, ou seja, a expressão sublinhada é adjunto adnominal. Mas atenção, o adjunto está dentro de um complemento nominal, que seria “da aula de cidadania e responsabilidade social”, que complementa (função passiva) o substantivo disseminação (a aula é disseminada). Afirmativa incorreta.

III- Correta. Esta é a função de um pressuposto.

5- Quantos dos trechos abaixo permitem a transposição para a voz passiva?

I-  “A campanha está incentivando os consumidores a exigir o cupom fiscal(...)”
II-  “Desde que foi lançado, em novembro, até agora, o Cupom Mania já recebeu mais de um milhão de sms (...)”
III-  “Além de aparelhos de TV e celulares sorteados diariamente, o Cupom Mania já entregou dois prêmios em dinheiro (...)”
IV-  “Para participar, basta enviar torpedo, pelo celular, para número 6789, com os dados do cupom fiscal.”

a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4

Comentário: Como a questão foi genérica, não delimitando as orações que deveriam ser transpostas, basta procurar por verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos.
Dessa forma, todas as afirmativas estão corretas.

6- No primeiro parágrafo, encontramos a única ocorrência de crase do texto. Marque a alternativa em que o sinal deve ser utilizado.

a) Na próxima semana, irei à Brasília divulgar os resultados do Cupom Mania.
b) A campanha nas escolas será explicada a alunos, a professores e à direção.
c) À Lúcia Figueiredo, presidente da Escola Fazendária, foram entregues os cartazes.
d) Os consumidores podem enviar mensagens à vontade, pois as chances aumentam ainda mais.
e) O próximo sorteio será daqui à nove horas.

Comentário: Como ortografia saiu do programa e no último concurso não houve cobrança desse assunto, acredito que dessa vez tenhamos uma questão sobre crase. Então, não deixem de relembrar, pelo menos, os casos mais importantes. Vejamos alguns deles nas alternativas da questão:

a) Macete clássico: quem vai a Brasília, volta de (e não da) Brasília. Portanto, não há crase.

b) Em casos de enumeração há várias possibilidades, desde que haja paralelismo. Como o artigo não foi utilizado para “alunos” e “professores”, não devemos utilizá-lo para “direção”.

c) Nesse caso, nome próprio feminino, o artigo (e, logo, a crase) é facultativo(a). Apenas um exemplo prático aqui do Rio de Janeiro para complementar. Em Niterói, não se utiliza artigo antes de nome próprio. Já no Rio de Janeiro (cidade), o artigo é utilizado. O mais curioso é que as cidades são vizinhas, separadas apenas pela Ponte Rio-Niterói.

d) Está aqui nosso gabarito. Uma expressão feminina. Um macete para identificar esse tipo de expressão é tirar a crase e perceber que a expressão passa a ter duas interpretações. Com a crase, evita-se ambiguidade.

e) Muita atenção galera! Antes de horas “do relógio” usamos crase, mas este não é o caso. Trata-se de um prazo futuro, que não admite crase.

7- “2,2 milhões de alunos” e “2,9 mil escolas” são expressões encontradas no texto. Marque a opção em que a ocorre erro de concordância nominal.

a) As milhares de pessoas presentes no evento perderam suas vidas por causa do acidente.
b) 1,5 milhão foram oferecidos ao jogador para fazer o comercial.
c) Menos de um décimo dos deputados permanecem na capital federal durante o Carnaval.
d) Os 2 milhões de gestantes serão beneficiados pelo novo prazo de licença-maternidade.
e) Apenas 1 % do eleitorado não foram às urnas nesta eleição.

Comentário: Provavelmente, esta deve ter sido a questão mais difícil do simulado. Além de cobrar numerais e concordância, assuntos que requerem um bom conhecimento de regras, há uma pegadinha no enunciado. Eu pedi o erro de concordância NOMINAL.

a) Praticamente imperceptível, aqui está o erro que procuramos. A palavra “milhar” é masculina. O correto seria “Os milhares de pessoas...” .
Agora você deve estar pensando.
- Então essa questão será anulada, pois eu achei erro em outra alternativa!
Vamos analisar as outras opções:

b) Toda vez que tivermos 1, alguma coisa, o verbo ficará no singular, pois concordará com o número (que é menor que dois, ou seja, singular). Só será possível colocar o verbo no plural caso haja adjunto adnominal, por exemplo, “1,7 milhão de pessoas...”.
Conclusão: a questão está errada, mas é erro de concordância VERBAL. Não devemos marcá-la pois este tipo de erro não foi pedido pelo enunciado.
- Ah, Diego, mas aí é sacanagem!
É verdade, mas não duvido que a FGV apronte algo parecido!

c) e d) Aqui não há problemas de concordância verbal por conta da existência dos adjuntos adnominais no plural. O verbo pode concordar com eles.
Atenção à palavra “milhão”, que também é masculina. Nesse caso, a concordância nominal está certinha.

e) Essa aqui está com um erro bem mais claro, mas também de concordância verbal. Logo, não podemos marcá-la.

8- Nas opções abaixo, todos os sufixos são semanticamente relacionados, exceto:

a) consumidores
b) estudantes
c) interessados
d) varejistas
e) informativos

Comentário: Questão mais fácil do simulado. Com exceção da opção C (interessados), todos as outras apresentam sufixos com ideia ativa. Na alternativa a ser marcada, a ideia é passiva.

9- 9- Assinale a opção em que o parágrafo foi reescrito de forma incorreta, de acordo com as regras de pontuação.

a) A campanha Cupom Mania, na volta às aulas, será levada aos cerca de 2,2 milhões de alunos das 2,9 mil escolas municipais e estaduais no Rio de Janeiro. Os estudantes das redes públicas vão se deparar com cartazes informativos do programa destinado a criar o hábito de exigir o cupom fiscal nas compras feitas no comércio: o Cupom Mania.
b) Além de sortear, diariamente aparelhos de TV e celulares, o Cupom Mania já entregou dois prêmios em dinheiro no valor de R$ 100.000 cada e um automóvel. No primeiro semestre deste ano sairá também o primeiro grande prêmio de R$1.000.000.
c) Desde o lançamento em  novembro até agora,  o Cupom Mania já recebeu mais de um milhão de sms de consumidores interessados em participar da promoção, o que indica uma forte adesão da população. Para participar, basta enviar torpedo  pelo celular para número 6789, com os dados do cupom fiscal. Mais informações no site www.cupommania.rj.gov.br.
d) A responsável pela disseminação da aula de cidadania e responsabilidade social que deverá ajudar a diminuir a sonegação no comércio será Lúcia Figueiredo,  presidente da Escola Fazendária da Secretaria de Estado de Fazenda. Junto com Valéria Ferrari, a diretora da Divisão de Educação Fiscal, Lúcia apresentou o Cupom Mania hoje (dia 28 de janeiro) para 31 profissionais de educação das Coordenadorias Regionais e das Gerências de Ensino da Secretaria de Estado de Educação. 
e) A campanha está incentivando os consumidores a exigir o cupom fiscal e estimulando o comércio a fornecer o documento emitido por uma espécie de minicomputador, o Emissor do Cupom Fiscal (ECF), equipamento obrigatório no Estado do Rio de Janeiro em todas as vendas ao consumidor final (em todo o comércio varejista, por exemplo) quando o estabelecimento tem receita anual superior a R$ 120.000, que substituiu as antigas máquinas registradoras.

Comentário: Questão que demanda um pouco de atenção e paciência, mas é um ponto fácil na prova.
O erro está, curiosamente, na menor opção (letra B). Ao esquecer a vírgula após o advérbio “diariamente”, o objeto do verbo “sortear” ficou isolado.

Com isso, fechamos nossa série de simulados da FGV para esta ICMS-RJ de 2010. Espero que as questões tenham sido úteis para a preparação de vocês.

Segue abaixo o gabarito do simulado:

1- D
2- E
3- C
4- C
5- E
6- D
7- A
8- C
9- B


Forte abraço!

Diego Garcia (Dimalkav)
dimalkav@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Olá Diego,

    na questão 9, letra e) o verbo "exigir" após "os consumidores" não deveria vir flexionado no plural?

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  2. Diego cadê você!! Agora concursado nos abandonou, gostei muito dos seus comentários sobre a banca FGV, nossa, as suas provas são bem difíceis, em relação a língua portuguesa.

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  3. Diego, que a vida lhe dê o dobro de conhecimento que vc compartilha conosco.

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