terça-feira, 4 de agosto de 2009

FGV ICMS RJ 2009 – Português (parte 2)

Texto II – Freud, o peixeiro e os excluídos.



A opção C é a correta, já que o verbo “chegar” dá ideia de movimento/destino, sendo necessário o uso da palavra “aonde”.

“Onde” é usado com uma ideia mais estática de lugar.

Esta questão versa sobre ortografia, assunto não incluído no edital. Portanto, quem estiver precisando de um ponto extra pode tentar anulá-la por conta disso.

I- Correta. Temos uma oração subordinada substantiva apositiva com função de aposto.

II- Errada. Ao utilizar a expressão “até hoje”, o autor acaba demonstrando sua opinião de reprovação em relação ao que é dito no texto, seria um exemplo de pressuposição.

III- Correta. O pronome relativo introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva. A partir do verbo selecionar, temos a pressuposição de que nem todos irão trabalhar.

Uma questão um tanto abstrata para um texto um tanto confuso. Com a cabeça fresca, é possível concordar com o gabarito divulgado pela banca.

A luz que é tirada pelo polvo relaciona-se com a humanidade que é tirada dos “excluídos”.

O problema da questão é não ter dito que tipo de correlação deveria ser feita, o que deve ter confundido bastantes candidatos.

Eu, por exemplo, durante a prova, nem li o texto inteiro, de forma que acabei chutando uma das opções.

Questão atípica em provas da FGV: partícula “se”.

Como meu próximo texto será sobre este assunto, os comentários serão breves. Aos que farão a prova de SP, adianto que este assunto é bastante cobrado pela FCC, tanto em voz passiva, quanto em concordância.

Vamos à questão:

Como o verbo saber é transitivo direto, a partícula “se” é pronome apassivador, fazendo com que a oração sublinhada exerça função de sujeito do verbo.

Percebam que, inteligentemente, a banca colocou a opção A para aqueles que não sabem analisar este tipo de período. Acredito que a grande maioria deva ter marcado esta opção.

Gabarito: B

I- Correta. A introdução realmente se dá a partir do caso do peixeiro.

II- Errada. O correto seria dizer que o vocábulo é incompatível, nas palavras do autor, para designar seres humanos, pois acabaria por tirá-los dessa condição.

III- Errada. Não me parece haver cunho político no texto, mas apenas um apelo social. Dessa forma, apesar dos vocábulos “excluídos” e “direitos humanos” fazerem parte da política, isto não é abordado no texto.

Gabarito: A

Apesar de eu não concordar totalmente com a primeira parte da resposta, a opção A é a mais correta.

A principal característica do futuro do pretérito é a de demonstrar situações hipotéticas. Por isso, o gabarito é a letra C.

Apesar da conjunção “pois” poder apresentar ideias de conclusão, explicação e conclusão, esta possibilidade não foi abordada, tornando a questão bem simples. Apenas as opções C ou E poderiam ser marcadas, visto que “pois” é uma conjunção coordenativa. Claramente não temos ideia de alternância.

Gabarito: E

Nesta questão não foi preciso ler o texto, já que apenas a letra D apresenta 2 exemplos de organizadores sequenciais.

Gabarito: D

Bom pessoal!

Sinceramente, não gostei da prova!

Parecia mais uma prova para cargo de ensino médio. Por outro lado, pouca gente deve ter feito menos que 9 questões, desde que tenham resolvido as questões de interpretação.

Não concordo com questões de interpretação em uma prova com 100 questões para ser feita em 5 horas, principalmente quando há dois textos razoavelmente longos.

Fica até mais difícil analisar as questões, pois estas ficam muito subjetivas em certos casos.

Como eu mencionei no início do texto, fiz apenas as questões de gramática, e ao perceber que tinha garantido o mínimo, parti para as outras provas, não tendo tempo de resolver as questões de interpretação por conta do tempo.

Conclusão: errei todas as questões interpretativas, além da questão do “inaudita”. Esta estratégia poderia ter me reprovado se eu tivesse conseguido os mínimos em comercial e legislação, pois pretendia gabaritar a prova de português.

No artigo sobre a prova da FCC escreverei sobre possíveis estratégias para a prova de português e a P1 em geral.

Espero que os comentários sejam úteis para a preparação de vocês.

Parabéns aos aprovados!

Aos que não passaram, continuemos na luta! Teremos mais uma ótima oportunidade daqui a duas semanas!

Um abraço!

Diego Garcia (Dimalkav)

dimalkav@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Também concordo, textos longos, para resolver outras questões fica dificil.

    ResponderExcluir