segunda-feira, 20 de setembro de 2010

[Memórias de Concurseiro] Cap. 2: Preparação para a Primeira Batalha

Conhecem aquele ditado “Perdemos a batalha, mas não a guerra.”? Tenho certeza que sim. Mas talvez não conheçam uma adaptação feita para os concurseiros. É a seguinte:

“A vida de um concurseiro é repleta de batalhas, mas só é preciso vencer uma.”

Ela denota perfeitamente o pensamento que devemos ter após uma reprovação. Cada batalha tem sua peculiaridade, não necessariamente um mau desempenho no concurso x significa o mesmo resultado no concurso y ou z. Sou prova viva disso, mas essa história ficará para um capítulo futuro.

Posso dizer que nas batalhas do último post, fui a campo sem armas, sem condições de vencer. No início de 2009, pela primeira vez, estava armado e disputaria uma das vagas do concurso para Oficial de Chancelaria, cargo que exigia nível superior, com um salário inicial de 4.800 reais. Mas vamos voltar alguns meses, ao final do segundo semestre de 2008...

Como comentei no capítulo 1, o ano de 2008 foi o pior da minha vida em termos de trabalho. Felizmente, a partir de setembro já havia cumprido meu estágio e tinha as manhãs livres. Já tinha as madrugadas para estudar (sempre preferi o período noturno por ser mais tranquilo em termos de barulho). Numa dessas madrugadas eu li que o edital acabara de sair. Apesar de dar aula no dia seguinte (que por sinal era sábado), passei a madrugada lendo o páginas e páginas no fórum correioweb sobre o concurso. Minha animação se dava pela estrutura da prova:

Português – 25 questões (peso 3)
Inglês – 25 questões (peso 3)
Dir Admin / AFO / Rac Lógico /  Info – 30 questões (peso 1)
2 Redações (uma em Português e outra em Inglês)

A banca foi a Fundação Carlos Chagas e eu teria alguns meses até o início de fevereiro, data da prova. As aulas não atrapalhariam tanto, já que teoricamente não precisava estudar tanto Inglês e Português (minha formação) e já tinha noção de informática e raciocínio lógico. Portanto, concentrei meus estudos em Dir Admin e AFO. Comprei uma apostila na banca de jornal e comecei a estudar. Até conseguia aprender um pouco de Direito, mas AFO era cheia de detalhes que não conseguia gravar, nem os princípios orçamentários. Acho que todo mundo tem dificuldade com memorização no início dos estudos.

Em Português e Inglês, estudava apenas resolvendo provas e treinando redações. No fórum, conheci uma menina com quem passei a trocar redações. Esse tipo de prática é cada vez mais importante atualmente, com o aumento de provas discursivas.
Nas outras matérias eu tentava aprender sozinho. Nunca gostei da ideia de frequentar cursinhos preparatórios. Não tinha muito tempo nem dinheiro.
Algumas dúvidas eram colocadas no fórum. Então cada um ajudava no que podia.

No início de agosto de 2008, embora ainda no início do semestre, eu já havia tomado a decisão de parar de trabalhar no fim do ano. Esse concurso me pegou de surpresa, pois seria muito melhor largar logo meus empregos e me dedicar apenas aos estudos. Talvez essa fosse a melhor opção, mas eu não tinha noção disso na época. Achava que estaria muito bem preparado até a data da prova.
O fim do ano chegou e o esperado mês de janeiro chegava com muito calor e tempo livre para a reta final da minha preparação. Mas também foi neste mês que houve uma mudança de suma importância no meu planejamento.
Este fato e a batalha contra a FCC ficam para o próximo capítulo.

Um abraço!

Diego Garcia
dimalkav@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Olá, Diego!
    Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog e pela sua vitória no mundo dos concursos públicos!
    Sou estudante de Letras da USP e pretendo prestar concurso público futuramente, porém como bibliotecária (curso que iniciarei ano que vem). De maneira que, provavelmente, continuarei visitando seu blog até lá! As suas aulas sobre português e outros tópicos são muito boas, bem didáticas e simples, atendem muito bem ao seu propósito.
    Agradeço a você em nome de todos que lêem este blog e desejo a você muitas felicidades!
    Um abraço,
    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Diego!
    Bonito nome, kra! Sou seu xará! rsrsrsrsss
    Muito boa sua iniciativa.
    Não há mais postagens recentes? Continue, Diego...
    Um abraço,
    Diego.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, você não vai atualizar mais seu blog? Ele é fantástico! E de grande valia para quem está luta, como eu!

    ResponderExcluir