quinta-feira, 29 de outubro de 2009

[Como estudar?] Língua Portuguesa











Olá pessoal!
Iniciando hoje uma série de postagens em que indicarei diversas fontes de estudo para cada matéria. Não poderia começar com outra matéria senão língua portuguesa. Este post será dinâmico, ou seja, atualizado conforme eu tenha outras dicas ou comentários.
Então vamos lá!


É muito comum, ao estudarmos para concursos, a seguinte pergunta: Qual é o melhor material para Direito Constitucional? E para Contabilidade? E por aí vai. No caso de Língua Portuguesa, esse tipo de pergunta é incompleto. Explico: cada organizadora tem um estilo próprio de cobrança. Não quero dizer que cada banca prefere certos assuntos, apesar de que isto aconteça algumas vezes. O problema é que o mesmo assunto é cobrado de formas diferentes. Eu ainda pretendo escrever um post para cada banca, dando dicas específicas, mas enquanto isso, darei algumas orientações gerais acerca de livros, cursos etc...


Antes de começarmos, conheça seu nível!
Seu nível de conhecimento da matéria é importantíssimo para traçar uma boa estratégia.
Antigamente, as provas de Português cobravam a memorização de regras gramaticais, com pouca ênfase em interpretação. Já nos últimos tempos, a interpretação de textos passou a ter mais importância, havendo provas que não cobrassem gramática, principalmente nos Vestibulares. A consequência foi um grande desinteresse pelo estudo da gramática, fazendo com que a maioria das pessoas tenha dificuldades e diga que Português é a língua mais difícil do mundo!
Caso você não esteja incluído na maioria citada, parabéns! Seu estudo será bem mais simples, reduzido à resolução de provas anteriores da banca organizadora do seu concurso. Será preciso apenas um bom material para consulta em dúvidas pontuais.
“Mas e se eu estiver incluído na maioria?”
Calma! Vou tentar ajudá-lo!


1- Livros


Escolher um livro/autor é algo bem pessoal, mas isto é justamente o que vocês procuram, não é mesmo?! Esta é uma das partes do texto que será atualizada conforme eu tenha contato com outros materiais.


- Gramáticas


Provavelmente você deve ter uma gramática dos tempos de escola guardada. Não importa se ela for antiga, já que ao contrário do Português informal, o formal, que precisamos saber para as provas, praticamente não muda.
“Mas e a Reforma Ortográfica?”
Ah, sim! Vamos deixá-la para um outro texto. Prometo escrevê-lo em breve. Não há motivo para muita preocupação, pois ainda estamos no período de transição.
Se você não tiver uma gramática em casa e não conseguir com algum amigo ou parente, não precisa comprar uma nova. Temos materiais voltados para concursos mais indicados.


1.1 – Gramática para Concursos / Marcelo Rosenthal / Editora Campus


Este é o livro que eu sempre usei desde quando comecei a estudar para concursos. Não é tão profundo quanto uma gramática doutrinária, mas traz toda a matéria de forma resumida, sem muita enrolação.
Acredito ser suficiente para muita gente. Entretanto, algumas pessoas ainda terão dificuldade em alguns assuntos, principalmente na parte de Sintaxe. Estas pessoas precisarão de aulas, de preferência presenciais (melhor ainda se forem particulares), pois poderão tirar suas dúvidas diretamente com um professor.
Já há uma versão atualizada deste livro (setembro de 2009), trazendo comentários sobre o Acordo Ortográfico.


1.2 – Série de Provas Comentadas / Editora Ferreira


Salvo engano, há edições sobre as seguintes bancas: ESAF, FCC, CESPE, CESGRANRIO, FGV e NCE. A maior parte dos livros são do Décio Sena, e trazem várias provas com gabarito comentado. Não preciso dizer que são essenciais para conhecer o estilo da banca né?!
É claro que você pode baixar as provas de graça e estudar a banca por conta própria, mas só aconselho fazer isso se já tiver um bom nível na matéria. Além do mais, você terá explicações mais detalhadas de alguns assuntos.
Atualmente, novas bancas estão aparecendo no cenário. Nesses casos, a análise de questões anteriores deve ser feita.


Obs.: Há muitos outros livros no mercado, mas ainda não tive oportunidade de analisá-los. Por isso, não os comentarei por enquanto. Os livros já citados resolvem o problema de bibliografia.


2- Cursos


Um curso, de qualquer matéria, deve ser escolhido pelo professor. Como nunca fiz aulas presenciais de Português, minha dica é que pesquisem com colegas sobre a qualidade dos professores na sua cidade.
Os dois autores que citei na indicação bibliográfica são professores aqui no Rio de Janeiro. O Rosenthal também é professor do Canal dos Concursos.
No Ponto dos Concursos, é possível fazer o curso da professora Cláudia Koslowisk. Já no Euvoupassar, três professores (Marcelo Bernardo, Marcelo Braga e Myrson Lima) participam com artigos e aulas, mas ainda não temos um curso completo.
Todas são ótimas opções. Cabe a você utilizar aquele que melhor condiz com seu orçamento, pois os preços variam bastante.


3- Leitura


Ler é a melhor forma de preparação para provas de interpretação. Por mais que alguém não goste de ler, se quiser passar num concurso concorrido, como os da área fiscal, por exemplo, duvido que esta pessoa consiga ter êxito.
Um aviso: tomem cuidado com sites de relacionamento e fóruns de concurso. Principalmente nos primeiros, “mas” vira “mais” com uma facilidade enorme, só para citar um exemplo. Infelizmente, isso também ocorre em fóruns, onde as pessoas deviam pelo menos tentar escrever corretamente. Ainda mais agora com a moda das provas discursivas.
Uma leitura adicional (literatura e/ou jornais) também é aconselhável, para ter contato com outros estilos de escrita. Escreverei um pouco mais sobre a importância da leitura no texto sobre como estudar línguas estrangeiras.


4- Conclusão


Vocês puderam perceber que estudar Língua Portuguesa para concursos é uma questão de adaptação a cada prova com uma banca diferente. Cabe aos concurseiros se adaptarem às mudanças.
A importância da matéria é indiscutível. Além de ser a matéria mais cobrada em provas, tem recebido uma atenção cada vez maior (peso maior, aumento do número de questões etc).


Esta é apenas a versão inicial do texto. Tenho tido muito pouco tempo para me dedicar ao blog. Acredito que esta situação mude no início do ano que vem. Dessa forma, atualizarei o texto com diversas informações adicionais.
Sintam-se à vontade para comentarem sobre professores e livros que conhecem ok?!


Por enquanto, é isso!


Um abraço!
Diego Garcia (Dimalkav)
dimalkav@yahoo.com.br










3 comentários:

  1. André Luiz( de Natal)30 de outubro de 2009 às 05:30

    Agradeço desde já sua preocupação sobre este assunto. Eu conheço o saite do professor Dr. Eduardo Sabbag: www.professorsabbag.com.br/ e o livro que eu por citar é do professor Myrson Lima 'O Essencial do Português para Concursos e Vestibulares'já está na 5ª edição.

    ResponderExcluir
  2. André Luiz (de Natal)2 de novembro de 2009 às 08:05

    Eu também indico os saites Juris Way : www.jurisway.org.br (resolução de simulados online) e o www.questoesdeconcursos.com.br (resolução de provas online)eles são excelentes.

    André Luiz (de Natal)

    ResponderExcluir
  3. valeu pelas dicas
    um concelho de amigo muda essa cor de fundo
    fica muito ruim para ler..mais valeu.

    ResponderExcluir