terça-feira, 9 de março de 2010

Simulado 4 FGV


Pessoal, este será o último simulado até a prova do ICMS-RJ, no próximo mês. Tentei englobar assuntos que estão no edital e não foram cobrados no simulado passado.
Daqui a alguns dias eu comentarei as questões ok?!
Abraço!

Diego Garcia (Dimalkav)




Escola Fazendária prepara campanha educativa sobre o Cupom Mania
28/01/2010



               Na volta às aulas, a campanha Cupom Mania será levada aos cerca de 2,2 milhões de alunos das 2,9 mil escolas municipais e estaduais no Rio de Janeiro. Os estudantes das redes públicas vão se deparar com cartazes informativos do Cupom Mania, programa destinado a criar o hábito de exigir o cupom fiscal nas compras feitas no comércio. 
              A presidente da Escola Fazendária da Secretaria de Estado de Fazenda, Lúcia Figueiredo, será a responsável pela disseminação da aula de cidadania e responsabilidade social que deverá ajudar a diminuir a sonegação no comércio. Junto com a diretora da Divisão de Educação Fiscal, Valéria Ferrari, Lúcia apresentou o Cupom Mania hoje (dia 28 de janeiro) para 31 profissionais de educação das Coordenadorias Regionais e das Gerências de Ensino da Secretaria de Estado de Educação. 
            “Contextualização da educação fiscal, estabelecendo link com o novo projeto cupom Mania, para que se percebesse o viés educativo da campanha”, disse a presidente da Escola Fazendária.
             O comércio tem obrigação de dar o cupom ao consumidor e com isso, garantir a arrecadação de impostos destinados a manter o Estado e aos investimentos em setores prioritários como a própria educação.
             Desde que foi lançado, em novembro, até agora, o Cupom Mania já recebeu mais de um milhão de sms de consumidores interessados em participar da promoção, o que indica uma forte adesão da população. Para participar, basta enviar torpedo, pelo celular, para número 6789, com os dados do cupom fiscal. Mais informações no site www.cupommania.rj.gov.br.
             A campanha está incentivando os consumidores a exigir o cupom fiscal e estimulando o comércio a fornecer o documento emitido por uma espécie de minicomputador, o Emissor do Cupom Fiscal (ECF), equipamento que substituiu as antigas máquinas registradoras. O ECF é obrigatório no Estado do Rio de Janeiro em todas as vendas ao consumidor final (em todo o comércio varejista, por exemplo), quando o estabelecimento tem receita anual superior a R$ 120.000.
            Além de aparelhos de TV e celulares sorteados diariamente, o Cupom Mania já entregou dois prêmios em dinheiro no valor de R$ 100.000 cada e um automóvel. No primeiro semestre deste ano, sairá também o primeiro grande prêmio de R$1.000.000.


1- Indique a opção que apresenta uma informação coerente em relação ao texto:

a) Os cidadãos que vêm participando do Cupom Mania já tiveram a oportunidade de ganhar diversos prêmios, inclusive um de um milhão de reais.
b) Para concorrer aos prêmios é necessário não só exigir o cupom fiscal, mas também enviar uma mensagem de texto por celular com os dados pessoais do cidadão.
c) O Emissor de Cupom Fiscal é um equipamento obrigatório que substituiu as antigas máquinas registradoras.
d) O Estado do Rio de Janeiro aposta na educação fiscal, aliada à distribuição de prêmios para incentivar a participação do maior número de cidadãos.
e) A campanha educativa é uma tentativa de conscientizar alunos da cidade do Rio de Janeiro da importância da exigência do cupom fiscal para a fiscalização estadual.

2- Analise a veracidade das seguintes afirmativas:

I- Em “(...) se deparar com cartazes (...)”, a partícula “se” deve ser classificada como pronome relativo, já que faz referência a “alunos”, sujeito do verbo “vão”.
II- Em “(...)para que se percebesse o viés educativo da campanha(...)”, a partícula “se” deve ser classificada como índice de indeterminação do sujeito em virtude deste não estar expresso na frase.
III- Em “(...)equipamento que substituiu as antigas máquinas registradoras (...)”, a eliminação do pronome “que”, desde que, simultaneamente, “substituto das” substitua “substituiu as”, não influenciará na construção sintática da oração.

a) I e II estão corretas
b) I e III estão corretas
c) II e III estão corretas
d) todas estão corretas
e) todas estão incorretas

3- Em relação ao terceiro parágrafo,  é possível afirmar que:

a) é caracterizado por um discurso indireto livre, já que o autor utilizou o recurso das aspas para dar voz à presidente da Escola Fazendária.
b) a indicação do discurso da outra personagem não é suficiente para caracterizar discurso direto, pois o autor ainda pode ser percebido no trecho.
c) a falta do travessão não descaracteriza o discurso direto, pois houve a correta substituição deste pelas aspas.
d) é um exemplo de discurso indireto, pois mistura, no mesmo trecho, características de ambos os discursos.
e) a indicação do emissor da mensagem apenas no fim do parágrafo prejudica a compreensão do leitor, causando ambiguidade e dificuldade de compreensão do trecho.

4- Analise as seguintes afirmativas:

I- Em “No primeiro semestre deste ano”, a palavra sublinhada tem função endofórica, atuando como um elemento coesivo.
II- Em “disseminação da aula de cidadania e responsabilidade social”, o termo sublinhado exerce função de complemento nominal.
III- A expressão “até agora”, no quinto parágrafo, funciona como um pressuposto, indicando que o programa continua sendo aplicado.

a) apenas I está correta
b) apenas II está correta
c) apenas III está correta
d) I e III estão corretas
e) II e III estão corretas

5- Quantos dos trechos abaixo permitem a transposição para a voz passiva?

I-  “A campanha está incentivando os consumidores a exigir o cupom fiscal(...)”
II-  “Desde que foi lançado, em novembro, até agora, o Cupom Mania já recebeu mais de um milhão de sms (...)”
III-  “Além de aparelhos de TV e celulares sorteados diariamente, o Cupom Mania já entregou dois prêmios em dinheiro (...)”
IV-  “Para participar, basta enviar torpedo, pelo celular, para número 6789, com os dados do cupom fiscal.”

a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4

6- No primeiro parágrafo, encontramos a única ocorrência de crase do texto. Marque a alternativa em que o sinal deve ser utilizado.

a) Na próxima semana, irei à Brasília divulgar os resultados do Cupom Mania.
b) A campanha nas escolas será explicada a alunos, a professores e à direção.
c) À Lúcia Figueiredo, presidente da Escola Fazendária, foram entregues os cartazes.
d) Os consumidores podem enviar mensagens à vontade, pois as chances aumentam ainda mais.
e) O próximo sorteio será daqui à nove horas.

7- “2,2 milhões de alunos” e “2,9 mil escolas” são expressões encontradas no texto. Marque a opção em que a ocorre erro de concordância nominal.

a) As milhares de pessoas presentes no evento perderam suas vidas por causa do acidente.
b) 1,5 milhão foram oferecidos ao jogador para fazer o comercial.
c) Menos de um décimo dos deputados permanecem na capital federal durante o Carnaval.
d) Os 2 milhões de gestantes serão beneficiados pelo novo prazo de licença-maternidade.
e) Apenas 1 % do eleitorado não foram às urnas nesta eleição.

8- Nas opções abaixo, todos os sufixos são semanticamente relacionados, exceto:

a) consumidores
b) estudantes
c) interessados
d) varejistas
e) informativos

9- Assinale a opção em que o parágrafo foi reescrito de forma incorreta, de acordo com as regras de pontuação.

a) A campanha Cupom Mania, na volta às aulas, será levada aos cerca de 2,2 milhões de alunos das 2,9 mil escolas municipais e estaduais no Rio de Janeiro. Os estudantes das redes públicas vão se deparar com cartazes informativos do programa destinado a criar o hábito de exigir o cupom fiscal nas compras feitas no comércio: o Cupom Mania.
b) Além de sortear, diariamente aparelhos de TV ecelulares, o Cupom Mania já entregou dois prêmios em dinheiro no valor de R$ 100.000 cada e um automóvel. No primeiro semestre deste ano sairá também o primeiro grande prêmio de R$1.000.000.
c) Desde o lançamento em  novembro até agora,  o Cupom Mania já recebeu mais de um milhão de sms de consumidores interessados em participar da promoção, o que indica uma forte adesão da população. Para participar, basta enviar torpedo  pelo celular para número 6789, com os dados do cupom fiscal. Mais informações no site www.cupommania.rj.gov.br.
d) A responsável pela disseminação da aula de cidadania e responsabilidade social que deverá ajudar a diminuir a sonegação no comércio será Lúcia Figueiredo,  presidente da Escola Fazendária da Secretaria de Estado de Fazenda. Junto com Valéria Ferrari, a diretora da Divisão de Educação Fiscal, Lúcia apresentou o Cupom Mania hoje (dia 28 de janeiro) para 31 profissionais de educação das Coordenadorias Regionais e das Gerências de Ensino da Secretaria de Estado de Educação. 
e) A campanha está incentivando os consumidores a exigir o cupom fiscal e estimulando o comércio a fornecer o documento emitido por uma espécie de minicomputador, o Emissor do Cupom Fiscal (ECF), equipamento obrigatório no Estado do Rio de Janeiro em todas as vendas ao consumidor final (em todo o comércio varejista, por exemplo) quando o estabelecimento tem receita anual superior a R$ 120.000, que substituiu as antigas máquinas registradoras. 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Comentários sobre o simulado 3 FGV

Olá pessoal!
Comentarei hoje as questões do simulado do último post.
Como eu já escrevi artigos teóricos sobre alguns assuntos, em certas questões farei um breve comentário e indicarei o artigo para aprofundamento ok?!
Vamos lá!

1- Com relação à estruturação do texto e dos parágrafos, analise as afirmativas a seguir:

I- O título do texto é uma paráfrase do 1º parágrafo, visto que há uma eliminação de informações desnecessárias, mas não se perde a essência da mensagem.
II- O 5º parágrafo trata do efeito negativo causado pela crise da economia americana, que resultou em um prejuízo para as empresas do ranking.
III- O último parágrafo é o único que não trata, direta ou indiretamente, das empresas brasileiras, descrevendo a lista dos dez países melhores no ranking

Comentário:
I- A definição de paráfrase está correta, porém, há no primeiro parágrafo informações relevantes (como a data e o nome da revista) não explicitadas no título. Afirmativa Incorreta!

II- Realmente o 5º parágrafo trata dos efeitos negativos da crise, mas no 7º parágrafo, percebemos que mesmo com a crise, as empresas lucraram. Afirmativa incorreta!

III- Como não há empresas brasileiras entre as dez primeiras, basta uma leitura do resto do texto para observarmos que em todos os outros, as empresas brasileiras estão incluídas, direta ou indiretamente. Entretanto, entre as dez melhores empresas, há duas dos EUA. Portanto, esta afirmativa também está incorreta.

Gabarito: O gabarito preliminar foi A, mas com o detalhe que torna a afirmativa III incorreta, a questão ficou sem resposta.

2- Marque a opção correta, com base no último parágrafo do texto:

a) a partir do verbo “continuar”, subentende-se que o Wal-Mart já estava na liderança do ranking passado.
b) o verbo “ajudada”, referente à empresa Tesco, introduz uma oração subordinada adjetiva reduzida de particípio.
c) o verbo “subir” caracteriza um pressuposto, indicando que a empresa alemã estava numa posição inferior no ranking anterior.
d) a conjunção integrante “que” introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa, referindo-se à empresa americana Home Depot.
e) o parágrafo caracteriza-se pela descrição do ranking de forma crescente, com um detalhamento maior para as cinco empresas melhores colocadas.

Comentário:
A- Esta característica do verbo “continuar” não é um subentendido, mas sim um pressuposto. Acredito que aqueles que não conhecem a diferença marcaram esta opção. A maioria das bancas não diferencia termos como “pressupor”, “subentender”, “inferir”, “deduzir” etc. em questões de interpretação de texto. Quando a FGV quer dificultar, este é o entendimento. Então, cuidado!
Link para o artigo teórico: http://diegobgarcia.blogspot.com/2009/06/resumo-sobre-pressupostos-e.html

B- O verbo não se refere à empresa Tesco, mas à empresa Metro. Em relação à classificação, não há problemas.

C- Agora sim! A relação verbo “subir” e pressuposto está correta. Percebam que eu usei o substantivo “pressuposto” para indicar que queria a correta definição da palavra. A FGV já fez uma questão em que não houve diferença entre pressuposto e subentendido, mas o elaborador usou o particípio “subentendido” em uma alternativa e “implícito” em outra, dando a entender que não deveríamos nos preocupar com a correta definição dos termos.
Link para questões comentadas: http://diegobgarcia.blogspot.com/2009/06/questoes-comentadas-pressupostos-e.html

D- Conjunções integrantes não introduzem orações adjetivas. Temos, nesta opção, uma ocorrência de pronome relativo.

E- A parte final “com um detalhamento maior para as cinco empresas melhores colocadas” está incorreta, pois na primeira parte do parágrafo são citadas 6 empresas (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 7ª).

Gabarito: opção C

3- Os pronomes “nesta” e “esta”, sublinhados no texto, têm função, respectivamente:

a) catafórica e dêitica
b) dêitica e anafórica
c) anafórica e dêitica
d) catafórica e anafórica
e) dêitica e dêitica

Comentário:
-nesta: temos uma referência temporal, a algo fora do texto, característica da função exofórica, ou dêitica.
- esta: referência a um termo anterior, característica da função anafórica.

Gabarito: opção B.
Link para artigo teórico: http://diegobgarcia.blogspot.com/2009/07/funcoes-deitica-anaforica-cataforica_06.html


4- No quinto parágrafo, caso haja uma substituição do verbo “priorizando” por “preferindo”, a redação, com as devidas alterações, se necessário, seria a seguinte:

a) preferindo alimentos e itens de primeira necessidade a eletrônicos e objetos de decoração.
b) preferindo alimentos e itens de primeira necessidade que eletrônicos e objetos de decoração.
c) preferindo alimentos e itens de primeira necessidade do que eletrônicos e objetos de decoração.
d) preferindo alimentos e itens de primeira necessidade à eletrônicos e objetos de decoração.
e) preferindo alimentos e itens de primeira necessidade do quê eletrônicos e objetos de decoração.

Comentário:
Questão simples sobre regência verbal. Basta lembrar que o verbo “preferir” é regido pela preposição “a”, assim como o verbo “priorizar”.
Apesar de ser comum no português falado, é incorreto usar “(de) que”.
Gabarito: opção A

5- Marque a opção que contém as funções sintáticas dos termos sublinhados no seguinte trecho:
(...)Ainda assim, as vendas combinadas das 250 empresas do ranking alcançaram US$ 3,8 trilhões(...)
(...)ajudada pelo câmbio na conversão das moedas para o dólar(...)

a) adjunto adnominal / adjunto adnominal
b) adjunto adnominal / complemento nominal
c) complemento nominal / adjunto adnominal
d) complemento nominal / complemento nominal
e) nenhuma das opções anteriores.

Comentário:
Utilizaremos o mesmo critério para classificar os termos seguidos da preposição “de”:
- vendas combinadas das 250 empresas: as empresas vendem, ou seja, estão no pólo ativo da situação. Por isso, temos um adjunto adnominal. Percebam que no caso de “vendas de produtos” temos complemento nominal, pois os produtos estão no pólo passivo, isto é, são vendidos.
- conversão das moedas: similar ao exemplo dos produtos. As moedas são convertidas. Portanto, temos um complemento nominal.
Gabarito: opção B
Link para o artigo teórico: http://diegobgarcia.blogspot.com/2009/06/complemento-nominal-x-adjunto-adnominal.html

6- Quanto aos processos de formação de palavras, analise as afirmativas a seguir:

I- a palavra “anteriormente” é formada por derivação sufixal, a partir do acréscimo do sufixo adverbial –mente à palavra “anterior”. Este é o único caso de sufixos adverbiais.
II- a sequência de letras GPR, referente a Global Powers of Retailing, caracteriza o processo de formação de palavras conhecido como abreviação.
III- o substantivo “venda” é classificado como primitivo, pois dele derivam palavras como “vender”, “vendedor” etc., estas classificadas como derivadas.

Comentário:
I- Afirmativa correta. Este é realmente o único sufixo adverbial.

II- Atenção! Abreviação e sigla são processos distintos. Na sigla, utilizamos as iniciais das palavras. Na abreviação, ocorre uma redução da palavra, normalmente por conta do seu tamanho.

III- Na palavra “venda” ocorre o processo conhecido por derivação regressiva, criando uma palavra menor que a original. É muito comum com verbos que indicam ação.

Gabarito: opção E.

7- Dentre as opções abaixo, indique aquela que apresenta erro de concordância, de acordo com o texto.

a) De acordo com o texto, não há empresas brasileiras entre as cem primeiras do ranking, com exceção do Grupo Pão de Açúcar.
b) Já na décima terceira edição, os rankings da Global Powers of Retailing parece serem confiáveis.
c) Mais de uma empresa brasileira figuram no ranking das 250 melhores, de acordo com o ranking da GPR.
d) A empresa americana The Kroger foi uma das que ficaram entre as dez primeiras.
e) Nem a empresa Tesco, nem a Aldi conseguiu superar a Wal-Mart.

Comentário:
Gabarito: opção C. Quando utilizamos a expressão “mais de um/uma”, embora a ideia seja pluralizada, o verbo deve ficar no singular, concordando com o núcleo do sujeito.

8- Marque a opção incorreta quanto ao emprego de tempos e modos verbais.

a) Se a empresa Home Depot mantivesse a colocação do último ranking, teria ficado em quinto lugar.
b) Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia já haviam figurado anteriormente no ranking.
c) Wal-Mart há de se manter no topo do ranking se manter o mesmo desempenho dos últimos anos.
d) Um bom planejamento organizacional pode possibilitar que as empresas brasileiras compitam por uma melhor posição no próximo ranking.
e) Seria justo se as dez melhores empresas do ranking requeressem um maior reconhecimento em seus respectivos países.

Comentário:
A Fundação Carlos Chagas costuma elaborar questões sobre este assunto com bastante frequência, mas não neste nível de dificuldade. Vou comentar cada opção:
A- O verbo “manter” conjuga-se como o verbo “ter”. Opção correta!
B- O verbo “haver” desta opção não é aquele impessoal, que deve ficar sempre no singular. Temos aqui um tempo composto. Nesse caso, ele pode ser substituído por “ter” (tinham figurado). Opção correta!
C- Coloquei dois verbos na opção errada para tentar desviar a atenção do verbo “manter”, que, por estar no futuro, deve ficar “mantiver”. Opção incorreta!
D- Pode parecer estranho, mas “compitam” existe! Opção correta!
E- O verbo “requerer” é uma exceção aos verbos derivados. Dessa forma, não fica “requiser”. Opção correta.

Gabarito: opção C

9- Quanto ao acento indicativo de crase, analise as seguintes afirmativas:

I- Apesar de haver apenas três acentos graves no texto, há ainda uma ocorrência facultativa, mas não acentuada.
II- A crase em “à associação” se justifica, exclusivamente, pelo gênero feminino do substantivo.
III- A crase em “à frente” se justifica, unicamente, pela constituição de uma locução adverbial feminina.

Comentário:
I- Este tipo de questão é bem inconveniente para uma prova no estilo da P1 do ICMS-RJ. O intuito seria fazê-los perder o maior tempo possível! Não há possibilidade de outra ocorrência de crase no texto. Afirmativa incorreta!

II- Afirmativa incorreta. Além de o substantivo “associação” ser feminino, é necessário que algum termo exija a preposição “a”, o que ocorre por causa da palavra “ligada”.

III- Afirmativa correta. No caso de locuções femininas, este é o único requisito para a exigência da crase. Normalmente ocorre para evitar interpretações equivocadas.

Gabarito: opção C

Um abraço!

Diego Garcia (Dimalkav)
dimalkav@yahoo.com.br










quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Simulado 3 FGV

Olá pessoal!
Preparei mais um simulado de Língua Portuguesa para o quarto e último concurso da série do ICMS-RJ, que será realizado nos dias 18 e 21 de abril.
Vocês podem encontrar questões das outras matérias no Fórum Concurseiros, na sala referente ao concurso.
Em breve colocarei os comentários.
Um abraço!


Ranking aponta três brasileiras entre as 250 maiores varejistas do mundo

Três empresas brasileiras aparecem no ranking das 250 maiores varejistas do mundo, divulgado nesta segunda-feira (25) na edição de janeiro da revista Stores, ligada à associação dos varejistas dos Estados Unidos, a National Retail Federation.
A lista das maiores redes varejistas em faturamento mostra o Grupo Pão de Açúcar, em 92º lugar, Casas Bahia, na 131ª posição, e Lojas Americanas, esta pela primeira vez no ranking, em 200º lugar.
A 13ª edição da pesquisa Global Powers of Retailing (GPR), realizada pela Deloitte, considera as informações públicas divulgadas pelas empresas ao redor do globo. 
              A atual edição tem como base o ano fiscal 2008, incluindo exercícios fiscais encerrados em junho de 2009. 
             O relatório relembra os impactos da crise financeira sobre a economia americana e a redução dos gastos por parte dos consumidores, que adotaram um padrão mais cauteloso, priorizando alimentos e itens de primeira necessidade a eletrônicos e objetos de decoração.
            As margens também encolheram, já que o índice de lucratividade (receita sobre vendas) caiu para uma média de 2,4% em 2008 contra 3,7% em 2007.
             Ainda assim, as vendas combinadas das 250 empresas do ranking alcançaram US$ 3,8 trilhões, um aumento de 5,5% ante a edição anterior da pesquisa (base 2007). Do total, US$ 1,2 trilhão está nas mãos dos dez maiores, que concentram 30,2% do faturamento total, ante índice de 29,6% na versão anterior.
             Wal-Mart continua à frente, seguido por Carrefour, desde o ano 2000. A rede alemã Metro pulou para a terceira colocação, à frente da britânica Tesco, ajudada pelo câmbio na conversão das moedas para o dólar. Schwarz Group, de origem alemã, subiu para a quinta posição, no lugar que era da americana Home Depot, que por sua vez ficou em sétimo. As outras empresas entre as dez mais são The Kroger (6º, EUA), Costco (8º, EUA), Aldi (9º, Alemanha) e Target (10º, EUA).

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1462338-9356,00-RANKING+APONTA+TRES+BRASILEIRAS+ENTRE+AS+MAIORES+VAREJISTAS+DO+MUNDO.html

1- Com relação à estruturação do texto e dos parágrafos, analise as afirmativas a seguir:

I- O título do texto é uma paráfrase do 1º parágrafo, visto que há uma eliminação de informações desnecessárias, mas não se perde a essência da mensagem.
II- O 5º parágrafo trata do efeito negativo causado pela crise da economia americana, que resultou em um prejuízo para as empresas do ranking.
III- O último parágrafo é o único que não trata, direta ou indiretamente, das empresas brasileiras, descrevendo a lista dos dez países melhores no ranking.

a) I e II estão incorretas;
b) II e III estão corretas;
c) I e III estão incorretas;
d) apenas II está correta;
e) apenas III está incorreta

2- Marque a opção correta, com base no último parágrafo do texto:

a) a partir do verbo “continuar”, subentende-se que o Wal-Mart já estava na liderança do ranking passado.
b) o verbo “ajudada”, referente à empresa Tesco, introduz uma oração subordinada adjetiva reduzida de particípio.
c) o verbo “subir” caracteriza um pressuposto, indicando que a empresa alemã estava numa posição inferior no ranking anterior.
d) a conjunção integrante que introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa, referindo-se à empresa americana Home Depot.
e) o parágrafo caracteriza-se pela descrição do ranking de forma crescente, com um detalhamento maior para as cinco empresas melhores colocadas.

3- Os pronomes “nesta” e “esta”, sublinhados no texto, têm função, respectivamente:

a) catafórica e dêitica
b) dêitica e anafórica
c) anafórica e dêitica
d) catafórica e anafórica
e) dêitica e dêitica

4- No quinto parágrafo, caso haja uma substituição do verbo “priorizando” por “preferindo”, a redação, com as devidas alterações, se necessário, seria a seguinte:

a) preferindo alimentos e itens de primeira necessidade a eletrônicos e objetos de decoração.
b) preferindo alimentos e itens de primeira necessidade que eletrônicos e objetos de decoração.
c) preferindo alimentos e itens de primeira necessidade do que eletrônicos e objetos de decoração.
d) preferindo alimentos e itens de primeira necessidade à eletrônicos e objetos de decoração.
e) preferindo alimentos e itens de primeira necessidade do quê eletrônicos e objetos de decoração.

5- Marque a opção que contém as funções sintáticas dos termos sublinhados no seguinte trecho:
(...)Ainda assim, as vendas combinadas das 250 empresas do ranking alcançaram US$ 3,8 trilhões(...)
(...)ajudada pelo câmbio na conversão das moedas para o dólar(...)

a) adjunto adnominal / adjunto adnominal
b) adjunto adnominal / complemento nominal
c) complemento nominal / adjunto adnominal
d) complemento nominal / complemento nominal
e) nenhuma das opções anteriores.

6- Quanto aos processos de formação de palavras, analise as afirmativas a seguir:

I- a palavra “anteriormente” é formada por derivação sufixal, a partir do acréscimo do sufixo adverbial –mente à palavra “anterior”. Este é o único caso de sufixos adverbiais.
II- a sequência de letras GPR, referente a Global Powers of Retailing, caracteriza o processo de formação de palavras conhecido como abreviação.
III- o substantivo “venda” é classificado como primitivo, pois dele derivam palavras como “vender”, “vendedor” etc., estas classificadas como derivadas.

a) I e II estão incorretas
b) I e III estão corretas
c) I e II estão corretas
d) II e III estão corretas
e) II e III estão incorretas

7- Dentre as opções abaixo, indique aquela que apresenta erro de concordância, de acordo com o texto.

a) De acordo com o texto, não há empresas brasileiras entre as cem primeiras do ranking, com exceção do Grupo Pão de Açúcar.
b) Já na décima terceira edição, os rankings da Global Powers of Retailing parece serem confiáveis.
c) Mais de uma empresa brasileira figuram no ranking das 250 melhores, de acordo com o ranking da GPR.
d) A empresa americana The Kroger foi uma das que ficaram entre as dez primeiras.
e) Nem a empresa Tesco, nem a Aldi conseguiu superar a Wal-Mart.

8- Marque a opção incorreta quanto ao emprego de tempos e modos verbais.

a) Se a empresa Home Depot mantivesse a colocação do último ranking, teria ficado em quinto lugar.
b) Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia já haviam figurado anteriormente no ranking.
c) Wal-Mart há de se manter no topo do ranking se manter o mesmo desempenho dos últimos anos.
d) Um bom planejamento organizacional pode possibilitar que as empresas brasileiras compitam por uma melhor posição no próximo ranking.
e) Seria justo se as dez melhores empresas do ranking requeressem um maior reconhecimento em seus respectivos países.

9- Quanto ao acento indicativo de crase, analise as seguintes afirmativas:

I- Apesar de haver apenas três acentos graves no texto, há ainda uma ocorrência facultativa, mas não acentuada.
II- A crase em “à associação” se justifica, exclusivamente, pelo gênero feminino do substantivo.
III- A crase em “à frente” se justifica, unicamente, pela constituição de uma locução adverbial feminina.

a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas III está correta.
d) nenhuma está correta.
e) todas estão corretas.

Diego Garcia (Dimalkav)
dimalkav@yahoo.com.br

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Formação de Palavras

Olá pessoal!
Após termos estudado a estrutura, podemos nos aprofundar um pouco no assunto, partindo agora para os processos de formação de palavras.

Formação de Palavras

1-palavras primitivas x palavras derivadas: embora não sejam processos de formação, são classificações de extrema importância para o correto entendimento da matéria. Não há muita dificuldade aqui, já que os conceitos são intuitivos. As palavras derivadas são formadas a partir das primitivas.
Exemplos:
- fogo (primitiva) / fogueira (derivada)
- feliz (primitiva) / infeliz (derivada)
- contar (primitiva) / recontar (derivada)
Uma dúvida interessante seria a seguinte: o adjetivo “má” é derivada de “mau”? A resposta é não, pois temos nesse caso uma flexão. Para haver derivação, é necessária a adição de um afixo.

2- composição x derivação: sem dúvida, são os processos mais comuns de formação de palavras. Dessa forma, as questões de concursos costumam cobrá-las com mais frequência.
A diferença básica entre eles é o número de radicais. Na composição, há mais de um, enquanto na derivação existe apenas um. Em termos de concurso, não é necessário buscarmos mais diferenças. Vamos então aos tipos de composição e derivação:

2.1 – composição por justaposição: ocorre quando não há perda de fonemas na fusão de radicais.
Exemplos: sexta-feira, guarda-roupa, agricultura, passatempo.

2.2 – composição por aglutinação: ocorre quando um dos radicais sofre perda de fonema(s).
Exemplos: aguardente (água + ardente), planalto (plano + alto)

Percebam que não é difícil diferenciar os dois tipos de composição. Talvez por esse motivo, o assunto figure menos nas questões. A derivação, com um número maior de tipos de formação, é bem mais exigida.
Como a minha intenção não é apenas passar o conteúdo, mas também fazê-los “pensar a gramática”, vou tratar de alguns probleminhas conceituais. É interessante notar que isso vai ocorrer em quase todos os tipos de derivação. Daí a dificuldade do assunto.

2.3 – derivação prefixal: basicamente, é a inserção de um prefixo a um radical, formando uma nova palavra.
Como eu havia antecipado, temos aqui um pequeno problema: existem dois tipos de prefixos, aqueles que não funcionam como palavras independentes e aqueles que funcionam. Alguns exemplos facilitarão o entendimento:
desfazer x contradizer
Ambos os processos são considerados pala gramática como derivação prefixal. Entretanto, no caso de “contradizer”, mais parece que ocorre composição, já que o prefixo “contra” tem existência independente do radical, isto é, nem deveria ser chamado de prefixo.
No caso de “desfazer”, percebe-se claramente a derivação.
Para efeito de concursos, deve-se seguir os ensinamentos tradicionais, ou seja, os prefixos gregos e latinos, mesmo quando de existência independente, formam a derivação prefixal.
Segue abaixo uma lista bem completa de prefixos, com significados, origens e exemplos:

2.4 – derivação sufixal: conhecendo a derivação prefixal, fica fácil deduzir o que seria a sufixal certo?! Vou apenas repetir o conceito mutatis mutandis (sempre quis usar esta expressão!). A derivação sufixal é a inserção de um sufixo a um radical, formando uma nova palavra.
Existem três tipos de sufixos:
- nominais: mulherão, questãozinha, maníaco, concurseiro.
- verbais: velejar, gabaritar, chuviscar.
- adverbial: o único sufixo adverbial é o –mente. Precisa de exemplo?!
Obs.: não encontrei uma lista de sufixos na Internet. Assim que eu consegui-la, postarei aqui.

2.5 – derivação prefixal e sufixal: acontece esse tipo de derivação quando, ao mesmo tempo, inserem-se um prefixo e um sufixo a um radical. A expressão “ao mesmo tempo” é muito importante, pois sua inocorrência faz com que haja dois processos, um após o outro. Além disso, é possível retirar um dos afixos e ainda existir uma palavra.
O exemplo clássico deste processo é a palavra “infelizmente”. Podemos retirar o prefixo (felizmente) ou o sufixo (infeliz) e, ainda assim, haverá a ocorrência de uma palavra.
Alguns gramáticos não concordam com esse tipo de formação de palavras, argumentando que primeiramente ocorre derivação prefixal ou sufixal, para depois haver o outro.
Celso Cunha nem mesmo cita a derivação prefixal e sufixal em sua Nova Gramática do Português Contemporâneo. Já o professor Marcelo Rosenthal, em sua Gramática para Concursos, coloca a expressão “derivação sucessiva” como sinônima de derivação prefixal e sufixal. No meu entendimento, se houver derivação sucessiva, realmente uma ocorrerá antes da outra, não havendo necessidade desta classificação.
O problema é justamente saber qual acontece primeiro!

2.6 – derivação parassintética: esta é praticamente igual à derivação prefixal e sufixal. Entretanto, na parassintética, caso um dos afixos seja retirado, o radical e afixo restantes não formam uma palavra.
Novamente, temos dois exemplos clássicos.
O primeiro é o caso de adjetivos terminados em –ado. Porém, não é tão simples assim, pois temos um novo problema: como saber se a palavra é adjetivo ou particípio? A pergunta é pertinente, mas antes da explicação, vejamos dois exemplos:
- desalmado (apenas adjetivo, pois não existe o verbo desalmar)
- desdentado (admite duas interpretações – adjetivo ou particípio)
No adjetivo “desalmado” podemos facilmente identificar a impossibilidade das palavras “desalma” e “almado”. Todavia, “desdentado” é um caso mais complexo, onde é possível admitir a existência do verbo “desdentar”. Nesse caso, teríamos: desdentar > desdentado. Não haveria derivação parassintética.
O mesmo fenômeno ocorreria com “desempregado” e “desabrigado”, porém, temos a ocorrência de “empregado” e “abrigado”, facilitando a análise, ou seja, temos empregar > empregado > desempregado e abrigar > abrigado > desabrigado.
O segundo é o caso de verbos no infinitivo, é aceita a classificação como derivação parassintética, principalmente quando o verbo é formado a partir de um substantivo. Exemplos: entardecer, enfileirar, enterrar.
Neste último caso, a aceitação é pacífica entre os gramáticos. Talvez por isso, é muito cobrada em prova.

2.7 – derivação regressiva: ocorre quando temos a formação de um nome a partir de um verbo. O termo “regressiva” se refere ao fato de a palavra derivada ser menor que a primitiva. Temos, nesse tipo de derivação, a formação dos chamados substantivos deverbais, que equivalem à inserção de uma vogal (o, a ou e) ao radical de um verbo.
Exemplos: chutar > chute  / gritar > grito  /   lutar > luta
Perceberam algo em comum nos exemplos acima?
“Sim, Diego, todos os verbos exprimem uma ideia de ação!”
Exatamente!
Este é o critério adotado majoritariamente para a determinação de um deverbal. A distinção é necessária, pois precisamos saber quando o nome deriva do verbo e vice-versa. Caso o nome não denote ação, teremos, geralmente, derivação sufixal.
Mesmo essa regra possui falhas morfológicas e semânticas. Entretanto, as gramáticas tradicionais tratam o tema desta forma, sendo suficiente para concursos a aplicação da regra.

2.8 – derivação imprópria: ocorre quando uma palavra é usada com classe gramatical diferente da original, sendo, por isso, conhecida como conversão.
Tipos mais comuns de derivação imprópria:
- de substantivo para adjetivo: “Ele é um homem borracha.”
- de adjetivo para substantivo: “Os fortes nunca desistem.”
- de verbo para substantivo: “O cantar era sua única distração.”
- de adjetivo para advérbio: “O menino corria rápido.”
Percebe-se que o processo é típico da linguagem coloquial, sendo, na verdade, um recurso utilizado pelos falantes para a utilização de palavras já existentes de forma diferenciada.

3 – demais processos: temos ainda alguns processos de formação de palavras mais específicos, e portanto, menos comuns em provas.

3.1- hibridismo: ocorre quando uma palavra é formada por radicais de línguas diferentes. Na maioria das vezes decorre da junção entre radicais gregos e latinos, mas línguas como o francês também contribuem para a formação de palavras híbridas.
Considero este processo um dos mais complicados de serem identificados, pois é necessário ter um conhecimento de etimologia (estudo da origem das palavras).
Exemplos: bicicleta, sociologia, neolatino, burocracia.

3.2- abreviação e sigla: coloco dois processos diferentes no mesmo subtópico, pois a diferença entre eles é mínima. Ambos são formas sinônimas de uma palavra maior. A diferença é que na abreviação, retiramos parte de uma palavra; já na sigla, várias palavras são representadas pelas suas iniciais. Exemplos:
- abreviação: moto / pneu / foto / quilo.
- sigla: CESPE, ESAF, FGV.

Obs.: derivação regressiva x abreviação
Uma maneira prática de diferenciar os processos é verificar se as palavras são sinônimas. Se forem, estaremos tratando de abreviação; caso contrário, de derivação regressiva.

3.3- recomposição: finalmente, chegamos ao último processo!
Os dois processos estudados acima serão úteis para a compreensão deste, que é o mais complexo dos processos de formação de palavras.
Basicamente, ocorre o seguinte:
1- um radical grego ou latino é usado no seu sentido original para formar palavras do português;
Exemplo: automóvel (sentido original: próprio)
2- umas dessas palavras sofre redução (abreviação);
Exemplo: auto (abreviação de “automóvel”)
3- a abreviação acaba sendo usada como prefixo, mas dessa vez, com o significado moderno.
Exemplo: autoestrada (estrada para automóveis)
Por expressar um significado digamos “evoluído”, também podem ser chamados de pseudoprefixos.

Obs.: Na última prova do ICMS-RJ, foi pedida a análise da palavra “autodestruição”. A partir do que foi acima exposto, percebemos que não se trata de recomposição, já que o prefixo “auto” está sendo usado com seu sentido original.

Observação Final: algo que causou bastante dificuldade nessa mesma questão da última prova do ICMS-RJ foi a escolha, pela banca, de palavras que sofreram sucessivos processos de formação, de forma a praticamente impossibilitar a correta classificação.
As palavras foram “renováveis” e “dilapidação”, que sofreram derivação parassintética na formação dos verbos “renovar” e “dilapidar”, e posteriormente, sofreram derivação sufixal. Nesses casos, devemos considerar apenas o último processo: derivação sufixal.

Bom pessoal, como tentei escrever o texto da forma mais completa possível, é possível que algumas partes tenham ficado um pouco complexas. Mas, de um tempo pra cá, passei a receber visitas de estudantes de Letras no blog. Por isso, acabei acrescentando divergências que possam ser pedidas em provas no nível da graduação.
Poderia ter incluído outros processos como o neologismo e a onomatopéia, mas acredito que sejam assuntos que transcendem o assunto de formação de palavras, sendo necessário o estudo de outros ramos da língua portuguesa.

Um abraço!
Diego Garcia (Dimalkav)
dimalkav@yahoo.com.br